quarta-feira, 1 de julho de 2009

Breve raciocínio a respeito do conhecimento e seu papel na evolução do ser humano

Por Ismael Franz

O homem é a criatura mais evoluída, portanto, mais complexa da natureza. Seu estágio atual de evolução comparado com as demais espécies nos faz pensar em quais fatores teriam sido determinantes para este processo que resultou na excelência da nossa espécie.

Muitas teorias científicas bastante difundidas demonstram que os primeiros hominídeos teriam vindo dos primatas, que através do domínio de ferramentas e a realização de trabalhos manuais desencadearam um processo de aprimoramento subseqüente do cérebro, que impulsionou nossa espécie ao patamar evolutivo mais alto, e mais tarde pudemos nos classificar como animais racionais de maneira “exclusiva”. Mas no decorrer deste longo processo evolutivo, sempre existiu um fator de extrema importância para a evolução do homem, e mais tarde a conformação da sociedade, que se trata da acumulação e transmissão do conhecimento.

A transmissão de conhecimento acumulado permitiu que as novas gerações tivessem sua iniciação num patamar mais elevado, pois estes já recebiam o conhecimento provindo das experiências vividas pelos seus antecessores.

Da mesma maneira, o homem moderno se inicia em um mundo onde a informação lhe é passada como conhecimento acumulado, onde já se encontra consolidado um sistema de educação e ensino baseado na identidade cultural e ideológica da sociedade onde está inserido. A grande diferença esta justamente nos meios de comunicação disponíveis.

Existe sempre muita controvérsia a respeito das teorias evolucionistas, mas o fato é que hoje o homem é o ser dominante na natureza e adapta a natureza às suas necessidades, ao contrario de nossos antepassados que se adaptavam conforme as condições que a natureza lhes impunha.

Mas apesar de estarmos em um patamar de evolução bastante elevado na natureza, o homem hoje representa a maior ameaça para sua própria existência. Em primeiro lugar podemos destacar a questão do aquecimento global, que atualmente é uma das discussões mais pertinentes na mídia e que pode resultar em um processo de extinção de varias espécies animais e vegetais na terra que certamente representará uma enorme catástrofe para a própria espécie do homem, questão que nos leva a pensar melhor sobre nosso consumo energético, de maneira que amenize os efeitos do aquecimento global.

Em segundo lugar, em um âmbito mais humanístico, temos hoje um panorama socioeconômico deficiente. A sociedade de maneira geral se insere no sistema capitalista, onde a acumulação de riqueza é o objetivo principal do indivíduo, e usa do conhecimento científico para este fim. Logicamente, este sistema é excludente por natureza, pois o giro de capital é decorrente dos recursos naturais disponíveis no mercado, sendo assim, para que alguns acumulem riqueza, outros necessariamente precisam perder riqueza. E desta maneira está retratada a sociedade contemporânea, onde uma minoria retém a grande maioria das riquezas, enquanto entre a grande maioria da população circula uma pequena parte de toda essa riqueza.



Para que se alcance a igualdade social é preciso que se sociabilizem os bens materiais e culturais da humanidade, começando pelo conhecimento. É preciso que o conhecimento seja acessível a todos, pois o conhecimento é a chave da mudança e da evolução, como vistos nas teorias evolucionistas. A partir do conhecimento e da educação é possível encontrar as devidas soluções para as diversas problemáticas da atualidade, e provavelmente, uma sociedade consciente e conhecedora, encontre meios de reverter a desigualdade econômica, de maneira ecologicamente correta, e consolidando um sistema econômico social inclusivo e de caráter humanista.

A liberdade, a prosperidade e o progresso da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse das informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. (UNESCO)

Nenhum comentário: